quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Se Deus te chama, ninguém mais pode te parar


O testemunho de Helen Berhane no último dia 26 de outubro, na quarta profética, mostrou aos presentes na IBC Barra a verdadeira essência do cristianismo. Deus constrangeu, em amor, as pessoas através da tremenda história e dos ensinamentos dessa mulher que com certeza provou o verdadeiro amor ao evangelho e a Jesus.
Helen começou sua ministração com uma música do seu CD  “Selam Tesemany Selan”.  Nesse momento, já começamos a perceber a liberdade da adoração em Deus. O tradutor de Helen, Advalen, natural da Etiopia, dançou com espontaneidade e leveza.  Helen afirmou com propriedade que só estava ali naquele noite por causa da oração do povo brasileiro em seu favor. “Se as pessoas não tivessem orado por mim, talvez eu não tivesse conseguido. Estou aqui por causa da oração de vocês, pois a situação estava insuportável”
Vestida com uma roupa tradicional da Eritreia, Helen contou que, até passar pela prisão no container e ser solta, não sabia da existência de pessoas  que realmente se importavam com a igreja perseguida e ficou maravilhada com o apoio da Missão Portas Abertas e de pessoas que se sensibilizaram com a sua história.

A missionária relatou que com 14 anos começou a compor suas próprias canções. Com 16 anos, foi colocada num casamento arranjado e que seu marido não era cristão. Tempos depois, aconteceu o divórcio.  Após, Helen entrou numa escola de teologia. E no 3º semestre era esperado que os alunos tivessem tempo integral para a obra de Deus. Nessa época, ela era dona de um salão de cabeleireiro. Quando perguntaram a ela qual era o seu objetivo, Helen respondeu "Eu vou fechar o meu salão de cabeleireiro e me dedicar em tempo integral para a obra de Deus.”  A resposta obtida foi: “Primeiro, você é mulher. Segundo, você é divorciada e não vamos te nomear para o ministério em tempo integral.”
 
“Eles me proibiram de subir no púlpito, mas as ruas estavam abertas para mim” – ensinou Helen. A partir daí, a missionária começou a pregar nas ruas, nas praças, nos hospitais e em diferentes lugares. “Se Deus te chama, ninguém mais pode te parar”.
Por causa de sua ousadia e determinação, Helen foi presa e solta diversas vezes. Em 2002, as igrejas na Eritréia começaram a ser fechadas. Em 2003, Helen lançou o seu CD e mais tarde participou de um filme cristão. Como o governo não gostava do que ela falava e fazia, começaram a procurá-la. Um dia, Helen pregava em uma igreja subterrânea e foi encontrada pelos guardas que a levaram presa. Não só levaram como bateram muito nela sem saber em que parte do corpo estavam atingindo. Por não conseguirem parar a sua adoração, Helen foi transferida diversas vezes. Primeiro para um complexo militar onde ela definiu como “lugar de sofrimento, pois haviam muitos jovens doentes e sendo torturados constantemente.” E por causa dos gritos de dor desses jovens, ela e seus companheiros cristãos que estavam presos também, não conseguiam dormir e, por isso, passavam a noite orando. Em uma determinada noite, Helen precisou sair pois estava com dor no estomago e viu muitos jovens amarrados com os braços para trás e com as pernas amarradas nos braços. Mesmo presa, Helen pregava, orava pelas pessoas e expulsava demônios.  Por causa disso, os guardas decidiram levá-la para o lugar onde tinham vários containers e pessoas presas dentro deles.
Durante os 32 meses que permaneceu presa no Container, a missionária apanhou muito, foi torturada e emagreceu, pois não conseguia comer e nem dormir. O banheiro das 17 mulheres que estavam presas junto com ela era um balde. Ela relatou que durante a noite o container era muito frio e durante o dia muito calor. Chegou o momento em que as mulheres não agüentavam mais e perguntaram a Helen o que iriam fazer.
 - Vamos adorar – respondeu
 - Vamos adorar pelo o que?
 - A gente vai louvar a Deus pelo banheiro, pelo chão sujo, pela temperatura quente demais, pela temperatura fria demais. As pessoas que adoram a Deus no meio da dificuldade são sempre uma derrota para satanás.
Helen ensinou que a razão pelo qual Deus permite que passemos por situações difíceis não é porque Ele nos odeia, mas Ele quer que sejamos maduros e benção uns aos outros. “Quando colocamos um pão no forno, não odiamos o pão, mas queremos que ele fique pronto.”
O momento mais difícil que Helen passou na prisão, segundo seu relato, foi quando pediram que ela assinasse um documento negando a Jesus. Só dessa forma, ela seria solta. Helen negou sua assinatura e, por isso, a transferiram para um container onde estava presa uma mulher com deficiência mental. A mulher, devido a sua limitação, não dormia, ficava 24 horas acordada, e não deixava ninguém dormir e comer.  Helen ficou presa 10 meses com essa mulher.
Depois, ela começou a pregar o evangelho para os guardas. Ela apanhou deles e afirmou: “Se Jesus era justo e não abriu a boca, quem sou eu para abrir a minha para murmurar. Isaias 53:7” A partir daí, a tortura começou “da cabeça ao dedão do pé”.  Foi quando eles a torturam e bateram até o corpo dela começar a tremer e ela desmaiar. Devolveram Helen para o container desacordada e acharam que ela não sobreviveria.
Mas hoje Helen está viva para honra e glória do nome do Senhor Jesus. Pregando o evangelho por todo mundo e contando do amor de Deus e seus milagres.
Devido ao tempo disponível, Helen não pode contar toda a sua história. Mas ela apresentou o seu livro “Canção da Liberdade” que pode ser adquiridas no site da Missão Portas Abertas (www.portasabertas.org.br).
Deus conta com você também para interceder pelos missionários espalhados pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário